Pesando apenas 1,4 kg, a Subnadoé uma scooter subaquática com um design compacto e estiloso e que é muito fácil de ser transportada. Seu diâmetro é semelhante ao de uma garrafa pequena de Coca-Cola, sendo possível levá-la com tranquilidade em uma mochila: grande vantagem se comparada com as scooters subaquáticas convencionais, muito mais pesadas e volumosas.
A turbina pode ser presa ao antebraço, perna ou mesmo em uma prancha de surf ou stand-up paddle por meio de um sistema de fixação. Há três velocidades, reguladas com um controle remoto que é usado ao redor do dedo indicador e o polegar. É possível aparafusar um anel de expansão na frente da scooter, fornecendo pontos de montagem para câmeras, luzes ou outros acessórios.
A scooter, fabricada pela chinesa Waydoo, conta com uma bateria de íons de lítio de 98 Wh e pode funcionar por quase uma hora com uma única carga. A recarga completa é obtida em pouco mais de uma hora. Ela vem equipada com um motor elétrico de 500W que produz 6,5 kg de empuxo máximo, capaz de conduzir um mergulhador de 65 kg a uma velocidade máxima de 1,4m/s (5 km/h) a até 60m de profundidade.
Com uma Subnado em cada braço, o usuário pode atingir velocidades de 2m/s. A scooter também pode fazer as vezes de um carregador de energia reserva, permitindo recarregar câmeras, computadores e smartphones, entre outros dispositivos, através do sistema de carregamento reverso que tem uma saída de 100W.
A Subnado vai custar 300 dólares e quem estiver interessado pode fazer uma pré-inscrição nesta página de Waydoo.
Dica do Robb Report