Em 2013 a Google lançou o Glass, os óculos inteligentes de realidade aumentada que tinham como objetivo substituir, em parte, o uso do smartphone. Várias empresas e instituições conseguiram criar boas aplicações para o Glass em áreas como indústria, educação e medicina, entre outras. Mas, com funcionalidades limitadas e sua aparência de filme de ficção-científica, o gadget falhou em atrair o interesse do grande público.
Agora, a categoria ganha com uma nova chance com a chegada do Vuzix Blade. Apresentando um design que o torna mais parecido com óculos comuns, uma nova tecnologia para projetar as imagens na lente do dispositivo, a integração com a assistente digital Alexa e o oferecimento de uma gama grande de aplicativos rodando no sistema Android, a Vuzix acredita ter encontrado o caminho para cativar uma fatia maior do mercado.
O usuário poderá gravar vídeos e tirar fotos, responder a telefonemas, conferir mapas e direções, metereologia, calendário e preços de ações, fazer videoconferências, checar redes sociais, tudo isso controlado por voz ou através de um touchpad localizado na haste direita dos óculos. Para se conectar a internet, o aparelho pode usar Wi-Fi ou smartphones pareados. O lançamento para o público deve ocorrer no final do semestre mas desenvolvedores poderão adquirir nas próximas semanas um exemplar, por cerca de mil dólares.
Com sua aparência mais descolada e funcionalidades diversas, poderá o Vuzix Blade ser notado pela multidão? A ver...