Segundo a Michelin, cerca de 200 milhões de pneus são descartados de forma prematura anualmente por conta de furos ou estouros. O Uptis (de Unique Puncture-Proof Tire System, algo como Sistema Único de Pneus à Prova de Furos) é a tecnologia de pneus que não utilizam ar desenvolvida pela fabricante francesa para mudar esse panorama.
A Michelin pesquisa a solução há mais de dez anos e, para emplacar essa novidade no mercado, estabeleceu uma parceria com a General Motors. A tecnologia, que usa aros especiais, é capaz de suportar impactos bem maiores do que um pneu e uma roda normais e terá uma vida útil muito mais longa. Isso, sem adicionar resistências extras no rolamento, não fazer qualquer diferença para o motorista na hora de dirigir e adicionar apenas cerca de 7% ao peso do roda.
A GM começará a oferecer os pneus Uptis como uma opção em alguns modelos a partir de 2024. A primeira apresentação pública ocorreu há alguns dias em Munique, quando convidados da mídia tiveram a chance de andar em um Mini elétrico equipado com um conjunto de pneus Uptis. A Uptis é a primeira de uma série de medidas da Michelin com o objetivo de usar somente materiais sustentáveis em pneus a partir de 2050.
Já há um projeto de pneu de bicicleta sem ar, o METL, previsto para chegar ao mercado no ano que vem.
Dica do designboom