Quantcast
Channel: Beto Largman - O Globo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 322

Gita: um robô de carga que segue o seu dono

$
0
0


Robô gita e gitamini

A tradicional fabricante de motos e scooters Piaggio, dona da marca Vespa, acredita que a mudança na maneira como as pessoas vivem, trabalham e se deslocam está gerando a demanda de novos equipamentos urbanos. Espaços antes dedicados aos automóveis estão sendo transformados, abrindo um cenário onde, cada vez mais, pessoas e robôs se movem juntos. Resultado de estudos realizados há anos pela sua subsidiária de inovação, a Piaggio Fast Forward, a linha de robôs autônomos de carga gita foi concebida para atender parte desta demanda. Eles são máquinas com rodas que acompanham seus donos em idas ao mercado, piqueniques, passeios ou pequenos deslocamentos. Um substituto inteligente para o porta-malas do carro, a mochila ou o carrinho de compras.

gitamini está chegando ao mercado para aliviar os ombros, costas, lombares e colunas dos que estiverem dispostos a desembolsar 1.850 dólares. O novo robôzinho tem mais chances de emplacar do que o seu irmão mais velho, o gita, lançado em 2019 (e que custa 2.950), por conta do preço e dimensões menores: compacto, pesa cerca de 12,7 kg e pode transportar algo em torno de 9 kg de carga por até 40 km ou sete horas de uso – sem precisar de uma recarga, que dura cerca de duas horas. O robô funciona com a tampa aberta para acomodar itens mais volumosos, possui alças na frente e atrás e pode ser colocado na mala de um carro, ser pego para descer um lance de escadas, deslocado do meio-fio, etc.

Robô gitamini

O gitamini vem recheado de sistemas inteligentes. Ele usa uma combinação de câmeras e tecnologia de radar para "ver" os arredores e sempre ficar a uma determinada distância do usuário. Freia automaticamente quando necessário, ajustando sua velocidade para acompanhar o ritmo ao longo do caminho, antecipando proativamente os movimentos das pessoas ao seu redor. É o que a empresa chama de "software de etiqueta para pedestres". As rodas do mini são alimentadas de forma independente, permitindo que ele gire sobre o seu eixo enquanto um terceiro motor é dedicado a manter o equilíbrio do robô ao acelerar e frear.

Robô gitamini

O gitamini também possui uma porta USB interna para manter dispositivos carregados enquanto está em funcionamento. E se comunica por meio de luzes e sons: é possível verificar seu status por meio de luzes coloridas e sons personalizados desenvolvidos pelos estudantes da consagrada Berklee College of Music.

Robô gita

Segundo a empresa, já existem robôs gita funcionando na metade dos estados norte-americanos, principalmente os mais ao sul, com clima mais quente, e em alguns aeroportos – mas não foi divulgado nenhum número relativo à vendas. “A maioria dos robôs está sendo usada ​​para substituir viagens de carro curtas ou pelo bairro e em atividades ao ar livre”, afirmou o CEO Greg Lynn em entrevista.

Dica do The Verge

Robô gitamini


Viewing all articles
Browse latest Browse all 322


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>