A empresa inglesa Engineered Arts revelou há alguns dias o seu mais novo produto: o robô humanoide Ameca, capaz de simular com incrível semelhança expressões faciais e movimentos de mãos humanas. Também há poucos dias, a empresa russa Promobot anunciou que está procurando uma pessoa que queira vender os direitos de uso dos próprios rosto e voz para serem utilizados em seus robôs. Em agosto, a Boston Dynamics mostrou sua grande estrela, o Atlas, fazendo um circuito de parkour e reagindo a situações não programadas em tempo real. No ano passado, a Disney exibiu seus avanços no desenvolvimento de mecanismos e sistemas que imitam o olhar humano em seus robôs animatrônicos. Juntando apenas essas quatro notícias, já é possível constatar que os robôs humanoides estão amadurecendo de verdade.
O Ameca tem cabeça, rosto, pescoço, ombros, braços e mãos totalmente articulados. Mas não é capaz de andar. O vídeo acima, uma encenação do robô “despertando para a vida”, mostra quão realistas as expressões faciais e movimentos dos dedos e mãos pode simular. A Engineered Arts tem como principal foco a criação de robôs humanóides para entretenimento e o Ameca será oferecido para ser uma atração em eventos, convenções e locais como aeroportos ou shoppings. Em entrevista, o CEO da Engineered Arts, Will Jackson, comentou sobre a aparência do robô: "a razão para fazer um robô que se pareça com uma pessoa é para interagir com as pessoas. É por isso que construímos esses robôs expressivos".
O robô também pode servir de plataforma para o desenvolvimento de futuras tecnologias robóticas, desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e machine learning. A unidade do modelo será comercializada por cerca de 100 mil libras, aproximadamente R$ 745 mil. A empresa informou que também venderá uma parte do modelo, como um braço ou uma mão.
Não é difícil prever que em breve será criado um humanoide que incorporará as tecnologias do rosto e mãos do Ameca, a capacidade de se movimentar, andar e pular do Atlas e o olhar dos animatrônicos desenvolvidos pela Disney. Se já ficamos boquiabertos com cada uma destas inovações separadamente, imaginem como será incrível (e assustador para muitos) o resultado!
Dica do New Atlas